segunda-feira, julho 24, 2006

Por terras de Morabeza...

O saldo de uma semana: positivo. Chegar ao Sal com o calor húmido e abafado que nos impede de respirar e que nos faz transpirar e colar a roupa à pele. O cheiro típico da humidade no ar. A terra vermelha.
A praia... de areia fina e branca, o mar de um azul perfeito e água morna e completamente transparente. Por momentos esqueci que a razão da vinda a Cabo Verde era profissional e não férias. Infelizmente.
A morabeza dos cabo-verdianos é sedutora e não queremos ir embora. Para minha tristeza, cerca de 24 horas depois parti para a Praia, capital, Ilha de Santiago. Vida mundana e de árduo trabalho. O hotel onde me instalo é... bestial!!!! :-) (podem espreitar em http://www.oasisatlantico.com/grupo.html?id=9&catg=1413).
A segunda-feira estava já reservada para árduo trabalho no Ministério da Justiça. O Projecto é deveras interessante e o trabalho mais que muito. A pessoa com quem trabalho directamente no Ministério foi uma completa e agradável surpresa, mas o ambiente é de... workaholicismo... para mal dos meus pecados. Ainda não deu para aproveitar a piscina do hotel em condições.
A primeira semana deu direito a conhecer o Ministro da Justiça, a participar numa tomada de posse com apresentação do Projecto... com direito a cobertura televisiva... e todas as segundas o Ministro faz um ponto de situação de manhã, para saber como andam a correr os trabalhos. Os contornos políticos são mais que muitos e o jogo de cintura é quase como andar a dançar o funáná.
Parece que começo a fazer umas amizades. Os meus preferidos são o Lucas (sempre com o seu amigo Jôni), que deve ter 9 anos e que sempre pede moedas para um peditório que visa a compra de equipamento de futebol para a sua equipa, dança e canta-me uma canção que fez para a Sandri (Sandrinha) por quem se apaixonou e foi embora; depois há o Beto, o taxista que agora sempre chamo quando preciso, que adora a sua filha Patrícia de 3 anos e que ainda não casou, pois para casar, só com alguém que ame de verdade...
Este fim-de-semana fui ao Tarrafal e prometo escrever sobre isso e a todas as sensações que a viagem até lá me proporcionou. Também prometo escrever sobre o Lucas e o Beto.
O calor continua, a falta de electricidade também e... parece que a tchuba dja chegá.
Sôdade.

9 Comments:

At terça-feira, julho 25, 2006 3:23:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sôdade

Se a inveja matasse....
Aproveita...tudo....ao máximo, pois parece-me que esta tua viagem será um ponto de viragem, um marco na tua vida. É o que me diz o dedo mindinho :).

Sôdade

 
At terça-feira, julho 25, 2006 4:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mim cheira-me que a Morabeza vai trazer tubarão cabo verdiano. Gostar das gentes e terras de Cabo Verde é fácil, e apaixonar-se por uma delas ainda mais...

Diverte-te enquanto aí estiveres, pois eu já entrei em contagem decrescente para a minha partida para o Mindelo (S. Vicente).

Ai que sôdade de nha terra Cabo Verde!

P.S.- Não abuses é das bolachas de Cabo Verde, eu quando aí chegar ainda quer comer e comprar algumas para trazer para Portugal

 
At terça-feira, julho 25, 2006 9:44:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que tiveste uma semana bem preenchida logo para começar...

E esse hotel, humm ... deve ser uma chatice!!! Bem melhor que a piscina da Quinta da Fonte ... eh eh eh

Continuação de boas férias ... opss, bom trabalho e sempre que puderes vai escrevendo, fico à espera das tuas aventuras.

Um grande beijinho,
Susana Henriques

 
At terça-feira, julho 25, 2006 11:25:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Finalmente... :) todos os dias ía espreitar o blog pra ver se havia novidades. Ontem não espreitei... :) Espero que corra tudo bem a nível profissional e ao menos q dê pra descansares um bocadito, que aqui a gente já sabe q não conheces a palavra!
Aproveita e vai dando notícias!

Bjs grandes com sôdade!

 
At quinta-feira, julho 27, 2006 9:54:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já tenho sôdades.
Não tem dado para o descanso. Estou a viver coisas mto interessantes e é sempre enriquecedor profissional e pessoalmente. No campo profissional é uma novela, pois o Projecto tem mtos contornos políticos. A piscina do hotel ainda não deu para utilizar mtas vezes. Mas devo mudar de hotel q ando a passar-me com o serviço. E ontem o gerador pifou e tive sem luz e sem agua e hoje vim trabalhar com um duche realizado com 2 garrafas de água q tinha no quarto para beber. No hotel, nem foram perguntar se queríamos água ou algo... enfim... isto é tudo mto devagar, devagarinho e paradinho. Mas as pessoas são mto simpáticas, sem dúvida.
Bjs,Cat.

 
At sexta-feira, julho 28, 2006 12:39:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

...saudade de você garota!!!
Como eu gostava de poder estar aí, sentir o calor o cheiro de África.. hummm!!!
"Quando nos apetece o paraíso, há um lugar que nos espera com cheiro a coco e a canela.
Deseja-se luxo para o corpo e para o espírito.
Dias de interminável praia deserta, encaixada no verde da mata atlântica e no azul fundo, do mar.
Noites repousantes em camas gigantescas."
Isto foi um amigo que escreveu, e que me deixou deliciada, e ...
Ele só estava a falar de uma qualquer praia perdida no Paraíso da nossa Costa Alentejana!!

Continua a escrever-nos a contar as tuas histórias, queremos saber tudo!!

Gosto muito de ti!

Bjinho mt grande

PS. A tua vida vai mudar... mas não por causa de Morabeza ;)

 
At quarta-feira, agosto 02, 2006 4:44:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fico muito contente por saber que está a correr tudo bem, só espero que já tenhas tido mais oportunidades de experimentar a piscina do teu fantástico hotel!

Fico a aguardar mais notícias!

Bjs grandes,
Rita Aparício

 
At quarta-feira, agosto 02, 2006 5:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cabo Verde cheira a África apesar de não ser ainda África, dizem outros. Opiniões variam mas o comum é de facto o sentimento sem dúvida, africano e cheio de simpatia apesar da nostalgia que também ronda com as mornas, nesse arquipélago. Ah... o cheiro a maresia, peixe e o crioulo a envolver os nossos seres. Vejo que já "crioulas"!!!
Politiquices...vais ter de tudo um pouco, por vezes funaná, por vezes morna, outras ....tens de ver a melhor forma, mas tu, como és, vais saber de certeza a dança certa.
Continua a divertir-te e marimba-te para a piscina do hotel, vai é para a praia, aquela areia, aquele mar, aquela brisa, o cheirinho....
...as cores fortes e belas das capolanas....
Um grande beijinho e continua com essa mescla de trabalho/diversão, pois é assim que a vida é vivida!
1000 beijinhos
CarlaMP

 
At quinta-feira, agosto 10, 2006 12:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sôdades!!!sôdades!!! sôoodades di miterra... Sôdades... sôdades...

sôdades das praias de cabo verde, das gentes, e das férias... :(

priminha diverte-te conhece montes de gente! e vai com calma... tens montes de tempo para conheceres tudo, e as ilhas não são assim tão grandes...

Qt ao hotel.. habitua-te... :P

 

Enviar um comentário

<< Home